FUNDAMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: O CASO DO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS (SIB) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)

Resumo: A sociedade contemporânea é caracteriza pela diversidade de informações veiculadas por meio de canais formais e informais, de forma impressa ou em meio digital, causando um impacto na vida dos indivíduos, de modo a influenciar seu comportamento para a tomada de decisões e/ou resolução de problemas em âmbito pessoal, profissional, social, político e cultural. Entretanto, evidencia-se, também, um excesso de informações que podem desinformar ao invés de informar, criando-se a necessidade de habilidades para avaliar criticamente as informações em um contexto, também, denominado de “era da pós-verdade”, em que ocorre a divulgação de notícias falsas, com o auxílio, principalmente, de redes sociais e da internet, de modo geral.
A literatura científica da área de Ciência da Informação, em esfera internacional, vem se atentando a estas problemáticas por meio de vieses teóricos, metodológicos e práticos no campo da Competência em Informação e da Competência Midiática, bem como instituições internacionais como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), visando o desenvolvimento de competências para buscar, avaliar, usar e comunicar a informação de maneira ética e legal. Cabe ressaltar que no Brasil os estudos acerca desta temática iniciaram-se a partir de 2000, e vem sendo discutido através da literatura científica da área por meio de dissertações e teses, trabalhos publicados em anais de eventos, artigos em periódicos científicos, livros e, também, contava com incentivos por meio de prêmios e eventos científicos realizados anualmente sobre a temática .
Neste sentido, percebe-se uma lacuna/carência na formação dos indivíduos para lidar com este universo informacional, inclusive em âmbito acadêmico. A universidade deve promover atividades de ensino, pesquisa e extensão, garantindo uma educação de qualidade, que além de formar profissionais e/ou pesquisadores em suas áreas de atuação, também propiciem formas de desenvolver competências informacionais e midiáticas nos indivíduos para viver nesta sociedade, isto é, programas realizados pelas bibliotecas e com possível integração com os cursos de graduação e de pós-graduação. Assim sendo, esta pesquisa tem como proposição desenvolver um programa de Competência em Informação no âmbito do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Espírito Santo (SIB/Ufes), inicialmente por meio da Biblioteca Central, tendo a previsão de ampliação para as bibliotecas setoriais e as bibliotecas localizadas em outros campus desta instituição, conta com a participação de profissionais de outras instituições de ensino superior da Grande Vitória (ES), e com a atuação de duas professoras do curso de Biblioteconomia desta universidade, bem como com o apoio e/ou suporte do diretor da biblioteca central e de bibliotecários do SIB, utilizando a infra-estrutura oferecida por esta unidade de informação.
No que se refere às formas de realização, trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa é distribuída em várias etapas, a saber:
a) diagnóstico das condições estruturais que a instituição oferece;
b) análise do comportamento informacional da comunidade acadêmica;
c) oficinas de capacitação ministradas por especialistas da área para os bibliotecários participantes do projeto, via skype ou presencial, abordando temáticas como a cultura organizacional, a competência informacional, midiática e leitora; a formação didático-pedagógica de bibliotecários; a normalização documentária, os sistemas de busca e recuperação da informação, a avaliação de fontes de informação, a ética no uso da informação (contando com a participação de pesquisadores e profissionais que já atuam no Brasil com programas desta natureza);
d) implementação de atividades de competência em informação para os estudantes de graduação e da pós-graduação da Ufes;
e) formar de multiplicadores (estudantes do curso de Biblioteconomia para atuar em tais programas).

Data de início: 16/05/2019
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado ELIÉTE RIBEIRO ALMEIDA
Aluno Mestrado JÚLIA SCHETTINO JACOB DOS SANTOS
Aluno Mestrado WELINGTON BATISTA PEREIRA
Aluno Mestrado RONALD TAVARES LEÃO MORET
Coordenador MARTA LEANDRO DA MATA

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