Grupos e núcleos de pesquisa

Grupos:

Competência em Informação e processos inter-relacionados
Líder do grupo: Profa. Dra. Marta Leandro da Mata

O grupo tem como objetivo desenvolver estudos e investigações realizadas por docentes, discentes e profissionais da informação, bem como, demais membros internos e externos à universidade interessados em pesquisar os aspectos políticos, teóricos, metodológicos e práticos acerca da competência em informação e demais literacias em variados contextos. Também atua com as abordagens dos estudos de usuários (tradicional, alternativa e social). Possui inter-relação com abordagens em torno das aprendizagens informacionais, mediação, compartilhamento e apropriação da informação.

Competência leitora e competência em informação: saberes e fazeres transdisciplinares no campo da Ciência da Informação
Líder do grupo: Profa. Dra. Meri Nádia Marques Gerlin

O grupo reúne pesquisadores da Ciência da Informação e áreas afins que adotam em suas práticas, principalmente abordagens transdisciplinares, ao investigar processos que envolvem o desenvolvimento da competência leitora e da competência em informação. Por meio da observação e da mobilização de atividades de leitura e informativas socialmente constituídas em espaços de informação, educação e cultura, coloca em análise o desdobramento de uma diversidade de conhecimentos, habilidades, técnicas e atitudes requeridas na era da informação. Procura produzir uma combinação de pesquisas e estudos relacionados com saberes (conhecimentos) e fazeres (habilidades) provenientes de processos que atravessam ações constituídas cotidianamente com os componentes do grupo de pesquisa e com outros sujeitos que atuam em ambientes comunitários, arquivos, bibliotecas, ciberespaço, empresas, escolas, museus, universidades, dentre outros espaços tempos de produção de leituras e compartilhamento de informação.

Laboratório de Estudo em História do Tempo Presente - LabTempo/UFES
Líder do grupo: Prof. Dr. Pedro Ernesto Fagundes
O Laboratório de Estudos em Tempo presente (LabTempo/Ufes) é um grupo de pesquisa sediado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) é cadastrado no diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Os antecedentes acadêmicos do LabTempo surgiram no decorrer das experiências já constituídas do Núcleo de História Oral da UFES, do Grupo de Estudo Universidade e Ditadura Militar (1964-1985): os acervos dos órgãos de informações que atuaram na Ufes e, em especial, durante as atividades de pesquisa dos seus integrantes, entre 2013 e 2016, nas atividades da Comissão da Verdade da UFES (CVUfes). No momento, além dos participantes vinculados à UFES, o LabTempo/Ufes congrega pesquisadores de diversas instituições, com destaque para professores do IFES. Possui também bolsistas remunerados e voluntários, que desenvolvem pesquisas em diferentes níveis: na graduação, de iniciação científica; na pós-graduação, de mestrado e doutorado.

Laboratório de Estudos Aplicados em Infoprodutos – UFES
Líder do grupo: Prof. Dr. Taiguara Villela Aldabalde

a)Artigos, vide:"Mercado de trabalho sob mediação digital: um estudo de termos em plataformas digitais às ofertas de vagas no setor de arquivos", link:http://revista.ibict.br/liinc/article/view/5137 Outras potenciais repercussões: b) Patentes, registros de propriedade intelectual ou outros registros; c) Protótipos de softwares, produtos digitais e/ou infoprodutos, inclusive à economia criativa (áudio,gráfico,audiovisual e outros); d) Registros autorais de conteúdos produzidos na área de atuação do grupo; e) Infoprodutos tais como: e-books; seminários web; e-cursos; e-workshops; canais em plataformas de compartilhamento de vídeos; e-archives; e-games; e-negócios; e-documents; plataformas digitais; e-contratos; cartórios digitais; e-bureaus; máquinas de busca ou search engines; plataformas de emprego ou de conteúdos para apoio ao estudante e egresso na inserção no mercado de trabalho; repositórios arquivísticos digitais confiáveis; modelos; ontologias; dentre outros.

NetKOR - Organização e Recuperação de Conhecimento em Rede
Líder do grupo: Prof. Dr. Henrique Monteiro Cristóvão

Tabularium - Políticas de Arquivos: Observatório no Estado do Espírito Santo
Líderes do grupo: Profs. Drs. Rosa da Penha Ferreira da Costa e Luiz Carlos da Silva

Tecnologia e Organização da Informação e do Conhecimento – UFES
Líder do grupo: Profa. Dra. Daniela Lucas da Silva Lemos

Objetos digitais produzidos por instituições culturais têm crescido nos últimos anos em razão da evolução de tecnologias que corroboram na democratização de conhecimento cultural na web, objetivando preservação, recuperação e conservação da memória. Um problema comumente verificado nas instituições que fazem uso de acervos digitais das mais variadas naturezas está no tratamento integrado das bases de dados e na ausência de padronização nos formatos de descrição. O laboratório Inteligência de Redes da Ufes, extensão e fruto de parceria com o também laboratório da UnB, busca por meio de pesquisas interdisciplinares, desenvolver estudos sobre métodos e técnicas específicos para curadoria, acesso e difusão de acervos à sociedade em rede. Incluem-se investigações sobre padrões de metadados, linguagens documentárias, modelos conceituais e ontologias para o tratamento descritivo e temático de documentos em variadas mídias, além de tecnologias digitais para aplicações nesse contexto.

*Atualizado em 14/11/2023.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.