COMPETÊNCIA LEITORA NUMA SOCIEDADE CONECTADA POR REDES DE COLABORAÇÃO

Resumo: Habilidades, técnicas e atitudes são essenciais para a composição de uma competência necessária à inserção do sujeito contemporâneo numa sociedade conectada por redes de colaboração. A literatura no século XXI, produzida pela Ciência da Informação, aponta para avanços no campo da competência em informação, havendo, porém, a necessidade de intensificar ações investigativas direcionadas, especificamente, ao desenvolvimento de processos de formação em torno da competência leitora no Brasil. À vista disso, faz-se necessário levantar na literatura o que tem sido produzido em grupos de pesquisas no campo da competência leitora, com a finalidade de propor e compartilhar um conjunto de diretrizes para o desenvolvimento dessa competência em espaços tempos de informação, educação e (ciber)cultura. Esse tipo de competência é objeto de pesquisa universitária na Espanha e no Brasil, ao engendrar ações investigativas em torno da alfabetização em informação e alfabetização digital (competência em informação) em diferentes ambientes, como bibliotecas públicas, escolas, ciberespaço, etc. Esta pesquisa requerer uma verificação do que tem sido produzido no âmbito dos dois países, admitindo uma combinação de estudos descritivo e exploratório. Em relação aos procedimentos, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e documental, ao propor levantamento do material produzido por grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), bem como, da produção teórica de pesquisadores que promovem intercâmbio entre instituições universitárias, a saber: Universidade Complutense de Madrid; Universidade de Brasília; Universidade Federal do Espírito Santo e outras instituições instituições de ensino superior. Ao final do processo pretende-se compartilhar diretrizes capazes de promover/fortalecer processos de colaboração focados numa Alfabetización en información orientado a la competencia lectora (ALFIN LEE). Em suma almeja produzir um conjunto de orientações direcionadas para unidades de informação presenciais e virtuais (híbridas), como bibliotecas públicas, bibliotecas universitárias, bibliotecas escolares e outros espaços tempos fortalecidos pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Data de início: 18/05/2017
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Colaborador MARTA LEANDRO DA MATA
Coordenador MERI NADIA MARQUES GERLIN
Transparência Pública
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