A contribuição da Rede da Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento em Saúde para o Estado do Espírito Santo

Resumo: Diante do fato de que as relações de estudos e investigações estabelecidas nos campos da comunicação e da informação em saúde não podem estar dissociadas das pesquisas realizadas pelo Curso de Biblioteconomia e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com esta ação em pesquisa pretende-se colocar em análise a contribuição da \"Rede Brasil da Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento em Saúde à Ciência Cidadã\" no Estado do Espírito Santo (ES).

A Rede em questão reúne pesquisadores de Instituições de Ensino Superior (IES) de diversas regiões brasileiras e internacionais, incluindo a UFES nesse movimento de colaboração nacional, sendo registrada na Plataforma Brasil (PLATBR) (http://plataformabrasil.saude.gov.br) sob a coordenação da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade de Brasília (UnB), ao prever o desenvolvimento de ações de pesquisa e extensionistas tendo como temática o combate das arboviroses da dengue, zika e Chikungunya (DZC) e, recentemente, sobre a crise sanitária em decorrência da Covid-19 (novo coronavírus).

Cabe ressaltar que assim como em todo o território brasileiro a população do Estado do Espírito Santo é vítima das doenças infecto contagiosas ocasionadas pela Covid-19 e pelas arboviroses da DZC (ALBARADO; PRADO; MENDONÇA, 2019; MATOS, C. M.; PINTO, 2021), e que a UFES se encontra na posição de colaboradora na Rede Brasil desde o ano de 2020, devendo por meio de uma colaboração efetiva na rede apresentar uma proposta de investigações em nível de trabalhos de conclusão de cursos (TCC), iniciação científica (IC) e pós-graduação, de forma que possa conduzir o Curso de Biblioteconomia e o PPGCI a uma participação mais efetiva em processos de investigação e desenvolvimento de ações que possam gerar pesquisas e beneficiar a comunidade interna e externa à UFES.

Por meio de pesquisas qualitativas descritivas e exploratórias, bibliográficas, documentais e pautadas na perspectiva de formação de redes de colaboração, assumem-se abordagens de trabalhos trans e interdisciplinares (GIL, 2009; GERLIN; SIMEÃO, 2017; 2018), requerendo um olhar para as competências e habilidades não apenas de pesquisadores e especialistas envolvidos em processos de pesquisa, mas para a formação de um coletivo ampliado e articulado regional, estadual e regionalmente.

As análises realizadas sobre as práticas das áreas da informação, educação e comunicação em saúde acabam requerendo que os pesquisadores e participantes identifiquem metodologias e estratégias de pesquisas desenvolvidas em diversas regiões brasileiras e que sejam, de fato, baseadas em uma “práxis trans-formadora” (FREIRE, 1997; 2006). Desse modo, este projeto consiste em uma interação entre disciplinas e diversas áreas de atuação da almejada “sociedade da informação e do conhecimento” (ASSMANN, 2000; LE COADIC, 2004), possibilitando que diferentes tarefas informacionais, educativas e culturais sejam desenvolvidas por meio de estudos e de projetos desenvolvidos na área da informação e comunicação em saúde no século XXI.

Data de início: 02/06/2021
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado ERICA SILVA CAMPOS
Aluno Mestrado STELLA SCHWANZ DIAS DE ASSIS
Aluno Mestrado MARIA GIOVANA SOARES
Aluno Mestrado VÂNIA CÉLIA DE OLIVEIRA
Aluno Mestrado JEANINE PACHECO MOREIRA BARBOSA

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