DIMENSÕES DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: Análise dos registros na Fala.BR

Nome: WELINGTON BATISTA PEREIRA

Data de publicação: 22/03/2023

Banca:

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MARTA LEANDRO DA MATA Orientador

Resumo: Contemporaneamente, estudiosos e toda a sociedade experienciam a abundância de tecnologias e de informação, o que tem evidenciado a importância da competência em informação. Essa competência refere-se à capacidade de acessar, avaliar,
interpretar e utilizar informações com eficácia. A partir da revolução digital, houve mudanças significativas nas habilidades exigidas no campo profissional e nas relações sociais. Profissionais da informação têm liderado as discussões sobre o tema
há mais de cinco décadas, enfatizando a importância de alfabetizar as pessoas para além do ler e do escrever. No Brasil, pesquisadores e profissionais da informação têm atuado nos estudos de competência em informação, externados em manifestos e declarações. O presente estudo avalia as dimensões de competência em informação apresentadas por Vitorino e Piantola (2011) em relação à prática de registro de pedidos de informação, como meio de acesso à informação em transparência pública,
por meio da Plataforma Fala.BR. A pesquisa fundamentou-se em um levantamento bibliográfico e, posteriormente, em uma pesquisa documental que forneceu dados brutos de solicitantes de informação e de registros de pedidos de informação feitos na
Plataforma Fala.BR, base para aplicação de método de procedimento comparativo. O montante desses registros de pedidos de informação representa o conjunto de elementos do universo da pesquisa. Com esses elementos tabulados, realizaram-se
cruzamentos e categorizações em alinhamentos determinados pelos objetivos propostos. Os resultados obtidos evidenciaram a importância de incentivar a promoção da competência em informação e do acesso à informação pública para a cidadania, desde o público com educação básica, que menos registrou pedidos de informação, até o público com educação superior. Os resultados também indicam que a ausência de ações educacionais influenciou nas habilidades de competência em informação e limitou a participação cidadã, ao demonstrar que os solicitantes com educação superior tiveram maior presença em registros de pedidos de informação, bem como maior sucesso quanto à informação concedida. Isso pode estar levando muitos indivíduos a buscar informações em fontes não oficiais, controladas por grupos de poder hegemônicos, prejudicando a construção de pensamento crítico e interferindo nas reais necessidades vivenciadas.
Palavras-chave: Competência em Informação. Dimensões da competência em informação. Transparência pública. Acesso à Informação

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