A BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO DA REDE DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE VILA VELHA, ESPÍRITO SANTO

Nome: PATRICIA NOGUEIRA RODRIGUES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/03/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GLEICE PEREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDUARDO VALADARES DA SILVA Examinador Externo
GLEICE PEREIRA Orientador
MARTA LEANDRO DA MATA Examinador Interno
NILCÉA ELIAS RODRIGUES MOREIRA Coorientador

Resumo: O acesso à informação de forma planejada e organizada possibilita ao indivíduo mais autonomia e criticidade para buscar, selecionar e usar as informações ao longo da vida. Portanto, é imprescindível que as escolas tenham uma biblioteca gerenciada, organizada e que seja um local que facilite o processo de ensino-aprendizagem. Diante do exposto, este estudo tem por objetivo geral analisar as potencialidades das bibliotecas escolares de Vila Velha, Espírito Santo, cruzando dados com os resultados do Ideb (2019), dos 5º anos do ensino fundamental I, para investigar se a biblioteca e seus respectivos serviços e atividades ofertados por bibliotecários têm relação com a pontuação da disciplina de Língua Portuguesa do componente curricular que se relaciona com a pontuação obtida pela escola. Neste sentido, os objetivos específicos são: descrever as atividades que são desenvolvidas para potencializar a leitura, a
escrita e a interpretação de textos que são necessárias para a disciplina de Língua Portuguesa; apresentar o trabalho colaborativo do bibliotecário com o professor; apontar o papel do bibliotecário como mediador no processo de ensino-aprendizagem; demonstrar os impactos do uso da biblioteca, de forma planejada, nos resultados do Ideb. A metodologia de pesquisa adotada foi exploratória e documental, a análise dos resultados foi realizada com abordagem qualitativa e quantitativa e o estudo de caso da rede de bibliotecas da prefeitura municipal de Vila Velha. Realizou-se levantamento bibliográfico na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), livros, documentos oficiais e normativas da educação e da biblioteconomia.
Em relação à pesquisa de campo, utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, questionário do Google Forms. Para a análise dos dados, utilizou-se o método de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que a biblioteca possui relevância no processo de ensino-aprendizagem, entretanto, para que o uso da biblioteca faça sentido e traga aprendizado, o trabalho colaborativo do bibliotecário com o professor deve ser planejado, esenvolvendo atividades e projetos que contribuem para potencializar o que foi aprendido em sala de aula, favorecendo nos resultados do Ideb.

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