OBJETOS DE APRENDIZAGEM ORGANIZADOS COMO DADOS LIGADOS INTEROPERÁVEIS NA WEB SEMÂNTICA: O REÚSO EM EVIDÊNCIA POR MEIO
DE UMA ONTOLOGIA OPERACIONAL

Nome: VIVIANE BESSA LOPES ALVARENGA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/03/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
HENRIQUE MONTEIRO CRISTOVÃO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DANIELA LUCAS DA SILVA LEMOS Examinador Interno
HENRIQUE MONTEIRO CRISTOVÃO Orientador
MARIELLA BERGER ANDRADE Examinador Externo

Resumo: A quantidade de objetos de aprendizagem (OA) baseados em conteúdos
desenvolvidos para uso na educação a distância têm crescido muito por conta do aumento da demanda por cursos nessa modalidade. Porém, o desenvolvimento desses OAs, em sua grande maioria são pensados para uma única plataforma, ou estão disponíveis em um repositório sem interoperabilidade, o que gera redundância de conteúdo, eleva desnecessariamente o custo de criação e manutenção, e indo de encontro à sua principal característica, que é a reusabilidade. Nesse sentido, tem sido investigado novas formas de organizar os OAs utilizando-se de processos
padronizados de representação que viabilizem o acesso e o reúso. Um dos padrões elaborados com o objetivo de organizar os OAs é o LOM (Learning Object Metadata) da IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers). Outro elemento indicado na representação de metadados e seus relacionamentos, com fortes características para reúso e acesso interoperável, é a ontologia operacional de domínio construída em um contexto de dados ligados na Web semântica. Dessa forma, o problema de pesquisa é: como utilizar o padrão LOM - IEEE para organizar o conhecimento sobre OAs com vistas a melhorar a capacidade de serem encontrados, acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis em ambientes de dados abertos ligados? O objetivo geral da pesquisa é criar uma ontologia operacional de domínio para auxiliar a organização de OAs no padrão LOM-IEEE considerando-se o contexto da Web semântica. Com abordagem qualitativa, natureza aplicada e procedimentos de estudo de caso, a pesquisa foi desenvolvida de forma organizada em oito etapas procedimentais, sintonizadas com os objetivos específicos, que vão desde a investigação de repositórios de objetos de aprendizagem, até a construção da ontologia operacional e o seu teste com a criação de uma base de dados ligados e consultas como prova de conceito. Como resultados da pesquisa, destacam-se, a adequação do padrão LOM-IEEE para a representação de OAs; um modelo de design para a ontologia operacional de domínio; uma ontologia operacional de domínio implementada em Turtle; a indicação de elementos interoperáveis das camadas estrutural e semântica; um esquema de mapeamento para dados ligados RDF dos OAs; e testes de recuperação de informação por meio de consultas SPARQL sobre a base de OAs. Indica-se, como continuidade da pesquisa, a ampliação e publicação da base de dados ligados de OAs, englobando outros repositórios, e o desenvolvimento de uma interface com boa usabilidade para consultas aos OAs, bem como a sua validação com um corpo de usuários.

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