Desenvolvimento da competência leitora nas bibliotecas escolares de ensino fundamental: esquema metodológico de competências na área da informação

Nome: VÂNIA CÉLIA DE OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/11/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MERI NADIA MARQUES GERLIN Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARTA LEANDRO DA MATA Examinador Interno
MERI NADIA MARQUES GERLIN Orientador
VANIA CRISTINA PIRES NOGUEIRA VALENTE Examinador Externo

Resumo: Observando que as práticas leitoras desenvolvidas, no âmbito da biblioteca escolar, são contribuições para a aprendizagem do aluno, percebe-se a importância de trabalhar com as necessidades sociais de sua comunidade, ao evidenciar, como o desenvolvimento da competência leitora atravessada pela competência em informação, pode contribuir para emancipação social do leitor ao desenvolver habilidades e técnicas necessárias para o uso crítico da informação. Neste aspecto, esta pesquisa propõe trabalhar com o modelo conceitual sobre as competências leitora e de informação que culminou na proposição de um esquema metodológico para a competência leitora nas bibliotecas escolares, de forma que se possa atender o ensino fundamental. Como objetivos específicos pretende-se discutir, no âmbito da Ciência da Informação e áreas afins, sobre os fundamentos teórico-conceituais da competência leitora; considerar a necessidade do trabalho com a leitura crítica, no serviço de referência, que conduz ao uso ético da informação na biblioteca escolar; dar visibilidade ao modelo conceitual para o apoio ao desenvolvimento da competência leitora no ambiente da biblioteca escolar; propor um esquema metodológico, com relevância educativa, cultural e social, ao considerar o auxílio das novas tecnologias para a área de informação voltado para biblioteca escolar. Trata-se de uma pesquisa com abordagem de natureza qualitativa e, quanto aos objetivos, propõe-se a realizar um estudo exploratório, uma vez que sua finalidade é destacar a contribuição da competência leitora, com base na proposição de um esquema metodológico na área da informação, estando este voltado às bibliotecas de escolas de ensino fundamental. Como procedimentos operacionalizantes, utiliza-se pesquisa bibliográfica que resulta numa esquematização conceitual e metodológica sobre a competência leitora.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910