Biblioteca universitária como espaço de aprendizagem: a
competência em informação e a colaboração educativa entre bibliotecário e
professor

Nome: ALESSANDRA MONTEIRO PATTUZZO CAETANO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/03/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GLEICE PEREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIMAR PONZZO DUTRA LEAL Examinador Externo
GLEICE PEREIRA Orientador
MARTA LEANDRO DA MATA Examinador Interno

Resumo: A pesquisa tem como objetivo geral compreender o processo de planejamento e realização de ações colaborativas entre bibliotecários e professores, orientadas à competência em informação, presenciais e digitais, de bibliotecas de IES (públicas e privadas) localizadas na Grande Vitória (ES). A temática é relevante por trazer para essa discussão o papel pedagógico das BU’s, evidenciando o profissional bibliotecário como um educador e por trazer como reflexão possibilidades de desenvolver práticas e ações colaborativas com professores demonstrando as mais variadas possibilidades inerentes ao universo das bibliotecas universitárias e por estar alinhada à área
temática da Ciência da Informação. A metodologia aplicada deu-se a um tipo de pesquisa bibliográfica, realizada em livros, trabalhos e artigos de autores e teóricos que dialogam sobre a importância da biblioteca universitária como espaço de aprendizagem e da competência em informação e a colaboração educativa entre bibliotecário e professor, contextualizando diretamente com os objetivos da pesquisa. Juntamente com a pesquisa bibliográfica, também foi realizada uma análise sistemática da literatura, utilizando a metodologia Knowledge Development Process–Constructivist (Proknow-C).Como instrumentos de pesquisa foram utilizados questionários semiestruturados cujo objetivo era investigar como são planejadas e realizadas ações orientadas à competência em informação e o Teacher/Librarian Collaboration Model (TLC) como base para a construção de algumas perguntas do questionário, para verificação da existência de trabalho colaborativo entre professores
e bibliotecários das IES. Esta pesquisa atingiu seus objetivos, pois possibilitou
verificar, partindo da problematização levantada para o estudo, que as ações
orientadas à prática colaborativa entre professor e bibliotecário são realizadas, mesmo que de forma tímida sem a existência de um programa continuado de competência em informação, as ações e práticas acontecem por alguns gestores de forma planejada em planejamento estratégico com direção acadêmica que se estende às coordenações de cursos e professores, em outros momentos por solicitações avulsas a um planejamento de aula por parte do professor e por rotina tradicional por parte do bibliotecário.
Palavras-chave: Biblioteca universitária. Trabalho colaborativo. Biblioteca – espaço de aprendizagem. Bibliotecário educador. Proknow-C.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910