Diretrizes à mediação cultural com documentos arquivísticos: um estudo
sobre práticas com o acervo do Arquivo Público De Vitória (ES) a partir da
Base Nacional Comum Curricular.

Nome: FABIOLA PEREIRA COSTA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 07/10/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
TAIGUARA VILLELA ALDABALDE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MERI NADIA MARQUES GERLIN Coorientador
NEUSA BALBINA DE SOUZA Examinador Externo
ROSA DA PENHA FERREIRA DA COSTA Examinador Interno
TAIGUARA VILLELA ALDABALDE Orientador

Resumo: As instituições arquivísticas assumem uma função importante para a
sociedade nos quesitos culturais e de formação social dos indivíduos e, para que esse papel seja cumprido, são necessárias ações que viabilizem
conteúdos e recursos dos acervos para acesso e utilização nas mais variadas formas e finalidades, dentre elas as culturais e educacionais. As práticas de mediação cultural propiciam o acesso democrático aos documentos e favorecem o exercício do papel do mediador arquivista. Destaca-se a necessidade da criação de novas abordagens metodológicas para atender aos ambientes de aprendizagens que perpassam as instituições escolares. Para tanto, justifica-se a necessidade de analisar em que medida as práticas de
mediação cultural a partir do acervo Arquivo Público Municipal de Vitória
podem colaborar nos processos de ensino e aprendizagem de alunos do
Ensino Fundamental segundo as orientações da BNCC e como essa dinâmica com a escola pode estreitar os laços do Arquivo com a comunidade. Apresenta características de pesquisa exploratória e descritiva, ao empregar métodos da pesquisa bibliográfica e documental utilizando como instrumento de coleta de dados por meio de aplicação de questionário e realização de entrevistas. A pesquisa bibliográfica e a análise documental realizadas possibilitaram identificar as interlocuções existentes entre as práticas de mediação cultural no âmbito arquivístico e as abordagens metodológicas prescritas na Base Nacional Comum Curricular. Tais interlocuções subsidiaram a elaboração de atividades educativas direcionadas ao público do Ensino Fundamental a partir do uso de documentos arquivísticos custodiados pelo Arquivo Público Municipal de Vitória. As atividades foram apresentadas a
seis docentes que avaliaram e apresentaram interesse na construção de laços entre a comunidade escolar e as instituições arquivísticas de modo que as práticas de mediação cultural no âmbito arquivístico possam contribuir no processo de ensino e aprendizagem por meio de ações educativas.
Palavras chave: Arquivística; Arquivo Municipal; Ensino Fundamental; Mediação cultural; Mediação da informação; Arquivo Público

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910